PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC
ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ.
TURMA: 1º ANO.
PROFESSORA ALFABETIZADORA: JUSSARIA RIBEIRO
DA COSTA.
ORIENTADORA: ELIANA
PROJETO DIDÁTICO:
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
HISTÓRIA: MÔNICA EM “BOI DA CARA PRETA”
JUSTIFICATIVA
O projeto “História em Quadrinhos” tem por objetivo
auxiliar o trabalho em sala de aula de maneira lúdica e prazerosa, no sentido
de despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo
do educando, levando – os a uma prática produtiva para a vida cotidiana,
provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento
novo.
A ideia de trabalhar com o tema acima citado surgiu da
necessidade em usar um recurso atrativo aos alunos, para ampliar as
aprendizagens em relação a alguns conteúdos, além de promover a evolução no
processo da construção da escrita.
Além disso, a linguagem simples e extrovertida dos quadrinhos pode ser um bom incentivo para a leitura.
Além disso, a linguagem simples e extrovertida dos quadrinhos pode ser um bom incentivo para a leitura.
.
OBJETIVOS
GERAL:
Fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, onde o
professor seja mediador entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura
tenha sentido, e esteja contextualizada, interpretando-o e atribuindo-lhe algum
significado. Portanto, torna-se importante a criação de situações para que o
exercício da leitura e escrita produzam reações, interação e conhecimento, não
servindo apenas como uma atividade meramente de cópia ou de decodificação dos
sinais gráficos, alienando os alunos do contexto em que estão inseridos.
ESPECIFICOS:
·
Promover um maior índice de leitura pelos
alunos.
·
Conhecer o autor e contexto histórico de suas
obras;
·
Proporcionar aos alunos o hábito e o prazer
da leitura;
·
Desenvolver atividades orais;
·
Desenvolver as habilidades de artes dos
alunos;
·
Identificar
a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos.
·
Criar
e/ou (re)criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem
desta modalidade.
·
Localizar
as diferenças dialetais da linguagem padrão ou da norma padrão..
·
Enriquecer
seu vocabulário por meio da linguagem oral e escrita.
·
.
·
Conhecer
e explorar novos recursos para a criação de uma história em quadrinho.
·
Trabalhar
a estrutura textual (inicio, meio e fim).
·
Dramatizar
a história em estudo
ÁREA DO CONHECIMENTO
Português e Artes
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
Aproximadamente 360 minutos - Seis
(6) aulas de 60 minutos cada uma
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1°
MOMENTO: INTRODUZINDO O TEMA
Utilizar uma "caixa surpresa"
para motivar os alunos. Colocar gibis dentro dela e depois de explorá-la
dialogar com os alunos sobre a linguagem de quadrinhos. Aproveitar o momento da
rodinha, organizar a sala; afastar as carteiras e solicitar que assentem-se no
chão. Iniciar perguntando-lhes quais gibis eles conhecem e como os personagens
se comunicam nos gibis.
Para
isso, em um primeiro momento, mostrar a eles uma história em quadrinhos: MÔNICA EM “BOI DA
CARA PRETA” impressa em tamanho ampliado, para
uma melhor visualização. Contar a história com a devida entonação de cada balão.
Depois,
questioná-los:
- O que vocês entenderam da história?
- Como é estruturada uma história em quadrinhos?
- Por que vocês acham que ela tem esse nome?
- Quando leram a história, vocês perceberam alguma diferença entre os quadrinhos?
- Quais seriam essas diferenças?
- Alguém sabe como se chamam esses barulhos como “PRRRIII!” e o que significam?
-
Olhem os balõezinhos, eles mudam de formato e de tamanho de letra conforme a
fala? Será por quê?
- Dentre outras.
Ao final, distribuir copias para que os alunos possam manusear e realizar tentativas de leitura.Deixar que explorem bastante, troquem e conversem entre si, compartilhando percepções.
- Dentre outras.
Ao final, distribuir copias para que os alunos possam manusear e realizar tentativas de leitura.Deixar que explorem bastante, troquem e conversem entre si, compartilhando percepções.
2°
MOMENTO: ENTENDENDO MELHOR UMA HISTÓRIA
Uma história em quadrinhos possui
elementos específicos, não perceptíveis em outros tipos de textos, pois sua
intenção é reproduzir a fala. Por isso, fatores como as onomatopeias ou falas
que possuem divergências linguísticas em relação à gramática, podem aparecer.
Outro aspecto importante é o significado de cada balão, indicando: pensamento, cochicho, grito, dentre outros.
E, conhecer estes recursos é essencial para que, no próximo momento, possam criar sua própria história.
Assim, com o texto e outros recursos, os alunos poderão entender e identificar os itens acima citados. Por último, conversar sobre a onomatopeia, ou a escrita do som, explicando que a mesma
significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das Onomatopeias. Alguns exemplos práticos:
Outro aspecto importante é o significado de cada balão, indicando: pensamento, cochicho, grito, dentre outros.
E, conhecer estes recursos é essencial para que, no próximo momento, possam criar sua própria história.
Assim, com o texto e outros recursos, os alunos poderão entender e identificar os itens acima citados. Por último, conversar sobre a onomatopeia, ou a escrita do som, explicando que a mesma
significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das Onomatopeias. Alguns exemplos práticos:
3°
MOMENTO: A PRÉ- CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA
Para que os alunos conheçam melhor as etapas de confecção de uma
história em quadrinhos, ou HQ. Será feita a exibição de um vídeo, para
acompanharem dicas de criação de HQs.
Por fim, solicitar aos alunos, que em seus cadernos de Língua portuguesa realizem atividades propostas de acordo com o texto em estudo.
Por fim, solicitar aos alunos, que em seus cadernos de Língua portuguesa realizem atividades propostas de acordo com o texto em estudo.
4°
MOMENTO: FAZENDO A HISTÓRIA
Este é o momento da aula onde poderá
perceber o quanto os alunos estão interessados e motivados em escrever.
Isso porque, o trabalho com gibis motiva os alunos a criarem, a serem autores.
Por meio de uma linguagem lúdica eles têm a possibilidade de fantasiar, de dar
vida a seus personagens e de estruturar seu pensamento. Então através de papel
A4, os alunos deverão soltar sua imaginação para desenharem e recontarem a HQ
do seu jeito.
Depois, solicitar os alunos, que troquem com os amigos as atividades, para que possam comparar suas histórias.
Depois, solicitar os alunos, que troquem com os amigos as atividades, para que possam comparar suas histórias.
5º MOMENTO: ENSAIANDO A HISTÓRIA
Depois
da história pronta, os alunos são convidados para ensaiarem a história em
estudo, irão decidir quem fará os
personagens e providenciar as vestes,o cenário, cartaz e convites para a equipe
gestora.
6º MOMENTO: APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA
Depois tudo pronto, para finalizar o projeto os
alunos deverão dramatizar a história em quadrinhos: MÔNICA EM “BOI DA
CARA PRETA”.
.
AVALIAÇÃO
.
A
avaliação dos alunos acontecerá mediante a observação de alguns aspectos:
·
Participação individual e coletiva;
·
Desempenho;
·
Debates;
·
Atividades orais e escritas.
·
Dramatização.
CONCLUSÃO
Em
virtude das atividades mencionadas, essa história em quadrinhos pretende não só
ampliar o contato dos alunos com texto literário, como também colaborar para a
formação de atitudes favoráveis a leitura e a escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário