PROJETO DIDÁTICO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS ORIENTADORA ELIANA MARTINS



PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC
ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ.
TURMA: 1º ANO.
PROFESSORA ALFABETIZADORA: JUSSARIA RIBEIRO DA COSTA.
ORIENTADORA: ELIANA









PROJETO DIDÁTICO:
HISTÓRIA EM QUADRINHOS













HISTÓRIA: MÔNICA EM “BOI DA CARA PRETA”

 JUSTIFICATIVA      

   O projeto “História em Quadrinhos” tem por objetivo auxiliar o trabalho em sala de aula de maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando – os a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.
A ideia de trabalhar com o tema acima citado surgiu da necessidade em usar um recurso atrativo aos alunos, para ampliar as aprendizagens em relação a alguns conteúdos, além de promover a evolução no processo da construção da escrita.
Além disso, a linguagem simples e extrovertida dos quadrinhos pode ser um bom incentivo para a leitura.
       
.
OBJETIVOS

 GERAL:
   Fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, onde o professor seja mediador entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido, e esteja contextualizada, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado. Portanto, torna-se importante a criação de situações para que o exercício da leitura e escrita produzam reações, interação e conhecimento, não servindo apenas como uma atividade meramente de cópia ou de decodificação dos sinais gráficos, alienando os alunos do contexto em que estão inseridos.


ESPECIFICOS:

·         Promover um maior índice de leitura pelos alunos.
·         Conhecer o autor e contexto histórico de suas obras;
·         Proporcionar aos alunos o hábito e o prazer da leitura;
·         Desenvolver atividades orais;
·         Desenvolver as habilidades de artes dos alunos;
·         Identificar a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos.
·         Criar e/ou (re)criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade.
·         Localizar as diferenças dialetais da linguagem padrão ou da norma padrão..
·         Enriquecer seu vocabulário por meio da linguagem oral e escrita.
·         .
·         Conhecer e explorar novos recursos para a criação de uma história em quadrinho.
·         Trabalhar a estrutura textual (inicio, meio e fim).
·         Dramatizar a história em estudo


ÁREA DO CONHECIMENTO

Português e Artes

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
Aproximadamente 360 minutos - Seis (6) aulas de 60 minutos cada uma



PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

1° MOMENTO: INTRODUZINDO O TEMA
    Utilizar uma "caixa surpresa" para motivar os alunos. Colocar gibis dentro dela e depois de explorá-la dialogar com os alunos sobre a linguagem de quadrinhos. Aproveitar o momento da rodinha, organizar a sala; afastar as carteiras e solicitar que assentem-se no chão. Iniciar perguntando-lhes quais gibis eles conhecem e como os personagens se comunicam nos gibis.
Para isso, em um primeiro momento,  mostrar a eles uma história em quadrinhos: MÔNICA EM “BOI DA CARA PRETA” impressa em tamanho ampliado, para uma melhor visualização. Contar a história com a devida entonação de cada balão.

Depois, questioná-los:

- O que vocês entenderam da história?
- Como é estruturada uma história em quadrinhos?
- Por que vocês acham que ela tem esse nome?
- Quando leram a história, vocês perceberam alguma diferença entre os quadrinhos?
- Quais seriam essas diferenças?
- Alguém sabe como se chamam esses barulhos como “PRRRIII!” e o que significam?
- Olhem os balõezinhos, eles mudam de formato e de tamanho de letra conforme a fala? Será por quê?
- Dentre outras.
Ao final, distribuir copias para que os alunos possam manusear e realizar tentativas de leitura.Deixar que explorem bastante, troquem e conversem entre si, compartilhando percepções.

2° MOMENTO: ENTENDENDO MELHOR UMA HISTÓRIA

      Uma história em quadrinhos possui elementos específicos, não perceptíveis em outros tipos de textos, pois sua intenção é reproduzir a fala. Por isso, fatores como as onomatopeias ou falas que possuem divergências linguísticas em relação à gramática, podem aparecer.
Outro aspecto importante é o significado de cada balão, indicando: pensamento, cochicho, grito, dentre outros.
E, conhecer estes recursos é essencial para que, no próximo momento, possam criar sua própria história.
Assim, com o texto e outros recursos, os alunos poderão entender e identificar os itens acima citados.                        Por último, conversar sobre a onomatopeia, ou a escrita do som, explicando que a mesma
significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das Onomatopeias. Alguns exemplos práticos:



3° MOMENTO: A PRÉ- CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA

      Para que os alunos conheçam melhor as etapas de confecção de uma história em quadrinhos, ou HQ. Será feita a exibição de um vídeo, para acompanharem dicas de criação de HQs.
Por fim, solicitar aos alunos, que em seus cadernos de Língua portuguesa realizem atividades propostas de acordo com o texto em estudo.

4° MOMENTO: FAZENDO A HISTÓRIA

     Este é o momento da aula onde poderá perceber o quanto os alunos estão interessados e motivados em escrever.  Isso porque, o trabalho com gibis motiva os alunos a criarem, a serem autores. Por meio de uma linguagem lúdica eles têm a possibilidade de fantasiar, de dar vida a seus personagens e de estruturar seu pensamento. Então através de papel A4, os alunos deverão soltar sua imaginação para desenharem e recontarem a HQ do seu jeito.
Depois, solicitar os alunos, que troquem com os amigos as atividades, para que possam comparar suas histórias.


5º MOMENTO: ENSAIANDO A HISTÓRIA

       Depois da história pronta, os alunos  são  convidados para ensaiarem a história em estudo, irão decidir quem  fará os personagens e providenciar as vestes,o cenário, cartaz e convites para a equipe gestora.
6º MOMENTO: APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA

Depois tudo pronto, para finalizar o projeto os alunos deverão dramatizar a história em quadrinhos: MÔNICA EM “BOI DA CARA PRETA”.
.
AVALIAÇÃO

. A avaliação dos alunos acontecerá mediante a observação de alguns aspectos:
·         Participação individual e coletiva;
·         Desempenho;
·         Debates;
·         Atividades orais e escritas.
·         Dramatização.


CONCLUSÃO
       Em virtude das atividades mencionadas, essa história em quadrinhos pretende não só ampliar o contato dos alunos com texto literário, como também colaborar para a formação de atitudes favoráveis a leitura e a escrita.








Nenhum comentário:

Postar um comentário